Regulamento Alcateia



REGULAMENTO DA ALCATEIA

·      INTRODUÇÃO

O Escutismo é um movimento voluntário onde os seus associados procuram a vivência de um ideal, que se pode resumir no objetivo lançado pelo seu fundador, Baden-Powell, “deixar este mundo um pouco melhor do que o encontramos”.

Em termos práticos o nosso movimento, o CNE, Corpo Nacional de Escutas, rege-se por um conjunto de regras e práticas que assentam no método escutista que foi ao longo dos anos evoluindo e sendo adaptado à realidade de cada país e de cada associação, mantendo no entanto a raiz estrutural que deu origem à sua fundação por Baden-Powell em 1907.

O escutismo não deve ser entendido como um “Hobby” nem como um espaço onde os jovens ocupam uma pequena parte do tempo, ao sábado à tarde, se o jovem não tiver outras atividades que considere mais interessantes. O Escutismo é um complemento de formação integral, que não visa substituir a educação que é devida aos jovens pelos seus pais, nem a formação escolar, mas antes constitui um complemento de formação cívica e de valores contribuindo assim para uma sociedade mais justa, mais humana.

A figura do dirigente é uma pedra basilar para garantir a implementação do método escutista junto dos jovens que integram as várias secções do movimento. O dirigente prescinde do seu tempo de forma totalmente voluntária com a convicção que o seu esforço e o seu trabalho darão frutos na formação de melhores jovens, melhores cidadãos do amanhã.

É por isso fundamental a compreensão por parte dos jovens e dos pais, que a atitude voluntária e desinteressada que pauta a conduta dos dirigentes deve ser digna de respeito e de apoio por parte destes. Surge assim a necessidade da criação de um conjunto de regras que dignifiquem o trabalho das equipas de animação, em estreita colaboração com os pais, com vista ao alcance dos melhores resultados possíveis, proporcionando a transmissão efetiva de princípios e valores que se pretendem sejam assimilados pelos jovens.

Não é indiferente por isso, quer a assiduidade quer o empenho dos jovens nas diversas actividades que acontecem durante o ano escutista. O esforço dos dirigentes, envolvidos na preparação e na execução das atividades, só faz sentido se for entendido como um valor acrescido, uma mais valia para a formação integral dos jovens e é esse o retorno que a equipa de animação espera.

Com base nestes princípios gerais, entende a equipa de animação da Alcateia 4, do Agrupamento 514 do Carregado, que é pertinente definir um conjunto de regras que devem ser interiorizadas e respeitadas pelos jovens em estreita ligação com os respetivos encarregados de educação.
                  
1.   A atividade normal da Alcateia decorre todos os sábados, das 15h00 às 17h30, entre os meses de Outubro e Junho, com exceção dos períodos em que decorram atividades complementares, inscritas no plano geral de actividades da Alcateia.

2.   Para o bom funcionamento das actividades de sábado os lobitos deverão comparecer na sede no período compreendido entre as 14h50 e as 15h00, para que a actividade tenha início à hora definida (15h00). Após o início da actividade os pais não deverão interferir durante todo o período da actividade, sendo aconselhável a não frequência das instalações durante esse período.

3.   Os Lobitos deverão apresentar-se devidamente uniformizados nas actividades. Nas actividades regulares de sábado com participação na Eucaristia deverá ser utilizado o Uniforme de Cerimónia (Lenço, Camisa, Saia/Calções, Cinto, Meias, Jarreteiras e calçado escuro). Nas actividades regulares de sábado deverá ser utilizado o uniforme de campo (Lenço, Camisa, Calções/Calças, Cinto, Meias, Jarreteiras e calçado escuro). Nas actividades fora de sede, deverá ser utilizado o uniforme de campo acompanhado de camisa no momento da saída da sede. Deverão ser utilizados, sempre que necessário, agasalhos. No caso do uniforme de campo qualquer sweat com motivos escutistas e no caso do uniforme de cerimónia a camisola azul de malha. O casaco a utilizar, se necessário, deverá ser a parka do uniforme, ou no caso de não ser possível, uma parka de cor semelhante ou de cor escura.
O não cumprimento das regras de uniforme, poderá levar à não participação na actividade.

4.   No segundo sábado de cada mês, a atividade engloba a participação na eucaristia de agrupamento e como tal a atividade nestes dias termina na igreja, no final da eucaristia às 19h00.

5.   A alcateia irá definir outro sábado, não estanque, de cada mês, para participar na eucaristia, podendo variar consoante as actividades definidas. À semelhança do referido no ponto anterior, nestes sábados a actividade termina na igreja, no final da eucaristia às 19h00. Estes sábados estarão previstos no plano geral de actividades.

6.   Porque o método escutista tem na sua base a prática do “jogo”, pode acontecer pontualmente o ultrapassar da hora prevista para a conclusão da atividade normal do sábado. Sempre que for possível, a equipa de animação avisará os pais com antecedência desta situação.

7.   Sempre que os pais desejem falar, ao sábado, com a equipa de animação devem fazê-lo no período compreendido entre as 14h30 e 14h50 ou depois do encerramento da atividade, se possível informando previamente os dirigentes.

8.   Sempre que qualquer lobito não possa estar presente em qualquer atividade, quer seja normal semanal, ao sábado, quer seja em qualquer outra atividade da Alcateia, deve informar o respetivo Guia do Bando e a equipa de animação com a máxima antecedência possível, justificando a sua ausência.

9.   O critério de classificação de falta justificada é da exclusiva competência da equipa de animação da Alcateia.

10.       A acumulação de duas faltas injustificadas motivará a impossibilidade do lobito participar na atividade seguinte, inscrita no plano geral de atividades, excluindo as atividades normais de sábado.

11.  A acumulação de três faltas injustificadas motivará a suspensão da participação do Lobito em quaisquer atividades pelo período de um mês.

12.  A acumulação de quatro faltas injustificadas motivará a realização de uma apreciação, em sede de conselho disciplinar da Alcateia, de forma a haver uma decisão de suspensão da participação do Lobito em quaisquer atividades, pelo período que vier a ser decidido no conselho, ou à proposta à direção do Agrupamento de exclusão do movimento.

13.  As comunicações entre a equipa de animação e os lobitos decorrem preferencialmente de forma directa no blog da alcateia http://alcateia4-carregado.blogspot.pt/. Nos casos em que a equipa de animação entenda necessário, comunicará com os guias dos bandos que deverão por sua vez retransmitir as informações a todos os elementos dos respetivos bandos, devendo para o efeito organizar um método eficaz e expedito.

14.  As comunicações de caráter geral com os encarregados de educação serão feitas preferencialmente realizadas através do blog da alcateia e o email alcateiacarregado@gmail.com, por forma a minimizar custos para todos, em última alternativa utilizar-se-ão comunicações móveis, via SMS ou em último recurso de voz.

15.  Será disponibilizado aos pais um número de telemóvel que poderão utilizar para comunicar com a equipa de animação, principalmente no decurso de atividades de exterior, de acordo com regras e horários a definir em particular para cada atividade.

16.  A confirmação da participação do lobito numa atividade deve ser efetuada até uma semana antes da realização da mesma, sendo para o efeito necessário que seja efectuado o pagamento do valor estipulado (qualquer dificuldade no pagamento do valor estipulado deverá ser comunicado à equipa de animação, para que possa proceder de forma a que o lobito participe na actividade. Questões de dificuldade financeira nunca serão motivo para a não participação do lobito)

17.  A devolução da importância paga no acto de inscrição do lobito na actividade, será devolvida: se a desistência ocorrer até 5 dias úteis antes da data agendada, ou se se verificar uma justificação fundamentada da não participação; se a actividade for cancelada.

18.  Ao segundo sábado de cada mês (dia da eucaristia), cada lobito deverá proceder ao pagamento da quota mensal de 2 euros, entregando o respectivo valor ao tesoureiro do seu bando (dificuldades financeiras serão tratadas como referido no ponto 16).

19.  Qualquer situação não prevista neste regulamento será analisada pela equipa de animação respeitando sempre o bom senso e os Estatutos e Regulamento Geral do CNE.



A EQUIPA DE ANIMAÇÃO DA I SECÇÃO 
CNE - AGRUPAMENTO 514 - CARREGADO | ALCATEIA 4